/CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO
Entendendo o Festival Griot como um espaço de exibição de existências múltiplas, a África do Sul é o país escolhido para estrear essa Mostra, que ao longo do tempo irá percorrer, em cada edição, a cinematografia de um país do continente africano, traçando assim um panorama cuidadoso do cinema realizado no continente, mergulhando em cada uma de suas especificidades e se deixando impregnar pelos recortes das narrativas e vozes de cada um desses países.
O cinema sul-africano traça um caminho de consolidação no que diz respeito à temática e estética, e aqui se apresenta um conjunto de filmes de jovens realizadores, em diferentes pontos de suas carreiras, passando por documentários, ficções e filmes experimentais.
A seleção de 9 filmes será dividida em duas sessões. Na primeira, serão exibidos os curtas “Mthunzi”, de Tebogo Malebogo, “2 grams and a Sunrise”, de Malusi Bengu, “Story Of A Baked Brownie”,de Elelwani Netshifhire, “Son Of The Soil”, de Siyabonga Mbele, “Gatvol”, de Sarah Summers, e “The Initiate”, de Keitumetse Qhali. A segunda sessão é uma seleção das obras de Yolanda Mogatusi, composta pelos curtas “Hair That Moves” e “The Journey” e pelo média metragem “Rumba in the Jungle”.
Confiram o teaser da sessão e anotem na agenda: o Griot – III Festival de Cinema Negro Brasileiro começa dia 11 de dezembro. Vem com a gente!
* A linda música gentilmente cedida para o teaser é Inkululeko, de Sibusile Xaba.