Mostras Competitiva de Curtas Brasileiros

Três anos separam a III e a IV edição do Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo. 2020 foi o primeiro ano em que o festival se adequou ao formato de mostras competitivas e passou a ter um processo de seleção de curtas-metragens brasileiros. Nas edições anteriores, a programação era construída a partir de pesquisa de filmes dirigidos e protagonizados por pessoas negras que estivessem em circulação em festivais ou mostras nacionais e internacionais. Essa mudança no formato do nosso festival nos trouxe uma série de questionamentos acerca do pensamento de cinema negro estabelecido nos circuitos de exibição e nos levou a perceber certos condicionamentos de leitura ao que era entendido como “cinema negro”.

Nestes últimos cinco anos – entre a I e IV edição – alteramos a rota. Enquanto sociedade, modificamos e reestruturamos caminhos e o cinema não ficou à parte dessas mudanças. A própria noção de cinema se atualizou nesse meio tempo, a partir de lacunas de investimento, produção, exibição e imaginação. Como pensar e imaginar histórias se a própria condição de tempo-espaço está suspensa? Com paralisações e retomadas, as disputas sobre Brasil se tornaram cada vez mais evidentes, restabelecendo outros sentidos para o que chamamos de Cinema Brasileiro e, consequentemente, de Cinema Negro. A partir dessas mudanças, um dos aspectos que se firmou enquanto norteador para esta IV edição veio a ser: por onde estamos caminhando com os cinemas negros?
Nesta edição, o Griot – Festival de Cinema Negro Contemporâneo se dispõe a se aproximar do que os mais de 250 filmes inscritos estão tentando investigar enquanto cinema negro. Além disso, buscamos dimensionar qual é o lugar de um festival de Cinema Negro contemporâneo em 2023, levando em conta as dinâmicas envolvidas nos processos de distribuição e circulação dos filmes, suas estéticas, o diálogo com o público, mas talvez principalmente sobre os pensamentos e discussões que envolvem a curadoria de um festival. Desta forma, a pergunta “qual Cinema Negro desejamos?” foi uma observação circunscrita nas discussões que levaram a construir a programação da IV edição do Griot. Conceber uma mostra competitiva voltada para curtas-metragens é uma ação que rapidamente nos aproxima da cadeia produtiva de profissionais negres no audiovisual, uma vez que esse acaba sendo o formato possível para pessoas negras contarem suas histórias e deslocarem o sentido de cinema ao propor diferentes relações através das imagens e dos sons. No entanto, acompanhamos uma remessa de filmes que têm, como reflexo, um cinema negro em descoberta, um movimento que lança suas histórias ao mundo a partir dos nós, das entranhas de um Brasil corrompido e ferido, um Cinema Negro fruto do seu tempo, que tem políticas públicas como alicerce e histórias não contadas como demanda.
Reunimos 15 curtas-metragens na Mostra Competitiva, divididos em três sessões de proposições e ritmos particulares. A seleção não se organiza apenas no sentido inicial de afirmação do campo, que tendia a configurar métrica qualitativa dos filmes entre “bom” e “ruim” ou “filme de festival” versus “exercícios fílmicos”: caminhando pela imaginação, nutrição e realização dos filmes, ela segue da ideia à imagem, passando por múltiplas experimentações e formas de lidar com a linguagem do cinema. O que chamou atenção durante as conversas de curadoria foram os gestos fílmicos ou audiovisuais que produzem expansões e aprofundamentos na própria noção de Cinema Negro brasileiro como um campo estabelecido ou um referencial concreto, que se aproxima ou se afasta a partir do que a mediação dos olhares de curadoria e de público esperam (ou não) desses filmes.
É possível perceber, entre os programas, desejos de conversação entre as obras e a possibilidade de provocar um tensionamento propositivo que, no limite, nos faz crer e verificar que existe movimento adiante, que o que se pensa como Cinema Negro está, mesmo em contextos de precarização e da recorrente sensação de urgência acerca de discussões estruturantes do mercado e do capital especulativo de festivais, em desestabilização. Muitos deles são filmes que já não se limitam a preceitos de um certo ideal formal ou estético que se pretende (ou pior, que se deve) alcançar, mas processos de construção que se arriscam a viver uma independência criativa. Filmes que provocam as formas condicionantes e que consagram seus intuitos ao partilhá-los com um festival de cinema negro, entendendo não apenas o que se fomenta sob perspectivas institucionais (um festival como esse alimenta pessoas negras, paga contas de pessoas negras, subsidia elementos de dignidade que muitas vezes estão fora das equações estruturais), mas cognitivas e intelectuais, sabendo que circularão aqui, entre nós, discussões que ainda passam ao largo de espaços aparelhados e filiados por uma cultura cinematográfica herdeira dos delírios da universalidade. Os filmes aqui circulados elaboram, em última instância, uma esfera pública de debate e de apreciação, de conforto ou de confronto, mas que é viva, é agora, é espontânea e, talvez o mais importante, é cada vez mais imprevisível.

Data 13/10/2023

Horário 20h

Local: Cine Passeio

Filmes

Tia Ciene

Com a mudança da família do interior do Rio de Janeiro para o norte e, posteriormente, centro do Espírito Santo, Tia Ciene conta a sua trajetória de vida que, junto a sua família, se estabeleceu na comunidade do Romão, em Vitória/ES e teve seu desenvolvimento atravessado pelo samba.
Saiba Mais

Onde aprendo a falar com o vento

Onde aprendo a falar com o vento conta a história de um grupo de jovens de Oliveira, Minas Gerais, que fundou o Reinadinho, um festejo do Reinado protagonizado só por crianças e jovens.
Saiba Mais

Esfriamento

Já no limite da impossibilidade, tentei fazer que meu corpo acessasse espaços entre outras vidas molhadas e não, com o desejo de reorientar pulsões e fluxos por meio de gestos e permutas, no mesmo instante em que esse corpo-caminho se re-anunciava longe dos limites.
Saiba Mais

Remendo

Zé carrega um fardo. Por que você insiste em remendar esse monte de coisa que não tem mais jeito?
Saiba Mais

Na mata só tem um

Uma chave indica as pistas sobre a impossibilidade de dar rosto a um Rei.
Saiba Mais

Comigo

FB (Thiago Catarino) é dono de uma microempresa numa favela do Centro do Rio de Janeiro. Algo misterioso na "fonte" da sua empresa está fazendo seu projeto ruir.
Saiba Mais

Vão das Almas

No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade...”
Saiba Mais

Mesocosms

Neste vídeo-performance estamos perante um biótopo protegido e em regeneração, - que à semelhança de muitos outros territórios no mundo, - resiste, mas inevitavelmente terá que lidar com a deterioração generalizada.
Saiba Mais

Nada Haver

Belo Horizonte. Ela desceu pro parque, mas não havia nada. Havia um funk que nunca começava. E cotovelos que quase se encostaram. O olho já não servia pra muita coisa ali.
Saiba Mais

O Ovo

Em um Brasil distópico, em que toda a população se encontra infértil e governada por um regime ditatorial populista, casal de camareira de hotel e padeiro não conseguem chegar em consenso na escolha do nome da sua filha, expondo problemas estruturais no casamento e na sociedade.
Saiba Mais

A Velhice Ilumina o Vento

A Velhice Ilumina o Vento conta a história de Valda, mulher preta, idosa, periférica, trabalhadora doméstica da cidade de Cuiabá.
Saiba Mais

Lembrar que a dor não é o único jeito de existir

Baseado no diálogo com a figura paterna, o filme é um lembrete a homens negros do encontro do hoje no amanhã sobre a ausência que surgiu ontem.
Saiba Mais

Ramal

"Os meninos se encontram durante a tarde, diminuem o ritmo e jogam o corpo para trás”.
Saiba Mais

Meu Kota

Miguel e Isidro chegam no Brasil a fim de reencontrar o irmão brasileiro (Kaleo) e tentar leva-lo de volta para a Angola, por conta da doença de seu pai.
Saiba Mais

Ensaio Sobre Abismo

filme dispositivo, de montagem, documentário, ensaio, documentário, híbrido, com imagens e sons.
Saiba Mais

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

X